"A luta, não é exclusivamente por ela, mas por uma Educação Social, mais reflexiva, libertadora, problematizadora, com igualdade de oportunidades, deveres e direitos iguais para todos."
Jacy Marques Passos
Jacy Marques Passos
PEDAGOGIA SOCIAL
CURRÍCULO LATTES
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8057627U0
BLOG - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL
http://jacyedusocialrj.blogspot.com.br/
FACEBOOK - PEDAGOGIA SOCIAL
https://www.facebook.com/ProjetoPedagogiaSocial/
Jacy Marques Passos - Educador Social
Pesquisador e Graduando Licenciatura
em Pedagogia - Universidade Estácio de Sá - RJ
Email: jacyedusocialrj@gmail.com
Email: jacym34@gmail.com
CONTATO:
21 - 98879 - 6420
Profissão: Educador Social
Dias Nacional e Municipal do Ed. Social - 19 de Setembro
LEI MUNICIPAL 692 DE 26/07/2016
Projeto de Lei do Senado - N° 328/2015
Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educadora e educador social e dá outras providências.
LEIA NA INTEGRA, CLIQUE NA PLS N° 328/2015
AGORA É LEI:
DIA 10 de Maio de 2016 na Câmara Municipal de São Gonçalo, RJ, foi aprovado o Projeto de Lei que institui do dia 19 de setembro como o Dia Municipal do Educador Social.
Agradecemos a todos os Vereadores, em especial, ao Professor Paulo e ao Prefeito NEILTON MULLIN que sancionará a tão sonhada Lei.
Obrigado Deus, por tudo!
Dia Municipal do Educador Social 19/09
Em São Gonçalo - Rio de Janeiro
CONSIRERAR OS ESPAÇOS COMPLEMENTARIDADE DOS ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO SABER
A educação social não se opõe à educação escolar e nem mesmo à educação não formal. Ela supera essa ambivalência, em vista de oferecer respostas as novas exigências sociais e descobertas. Na contemporaneidade, a educação extrapola a relação entre educando e educador. É notório que os ambientes educacionais exercem uma determinada influencia na formação do sujeito, a exemplo dos museus, cinemas, a rua, os meios de comunicação, a convivência em grupos, sindicatos, partidos, movimentos sociais, ONGs, empresas, igrejas. A dinâmica social da contemporaneidade tende a evidenciar o papel da pedagogia social e tomar consciência da produção do conhecimento e das formas de convivência humana das demais instituições cuidadoras e educadoras de crianças, adolescentes e jovens. Essa visão já aparece na obra de Pistrak* (2008) publicada originalmente em 1924.
*Moisey Mikhaylovich Pistrak foi um educador socialista que viveu na Rússia e influenciou as idéias pedagógicas do período pós-revolução russa de 1917. Pouco se sabe de sua vida pessoal, somente o legado de sua obra.
É no centro dos conflitos humanos, políticos e sociais, que ocorre a práxis do educador social, uma vez que seu projeto político pedagógico é incluir as vítimas da desigualdade social e da privação de direitos e da liberdade. Sua atuação é marcada por um processo de intervenção, em vista da construção de um tecido social democrático.Isso requer de todos a capacidade de sonhar, de ler, interpretar e perceber as manhas e artimanhas do sujeito, da sociedade, do mercado e das instituições que têm violado os direitos da vida humana.
Prof. Dr. José Clemente de Souza Neto
Em FORTALEZA, (CE) já existe reconhecimento da profissão Educador Social no âmbito Municipal, conforme a LEI N° 9958 DE 24 DE DEZEMBRO DE 2012, publicada no Diário Oficial do Município Nº 14.946 de 28/12/2012
Fonte: http://aesc.blogspot.com.br/
Classificação Brasileira de Ocupação - (CBO)
Títulos
5153-05 - Educador social
Arte educador, Educador de rua, Educador social de rua, Instrutor educacional, Orientador sócio educativo
5153-10 - Agente de ação social
Agente de proteção social, Agente de proteção social de rua, Agente social
5153-15 - Monitor de dependente químico
Conselheiro de dependente químico, Consultor em dependência química
5153-20 - Conselheiro tutelar
5153-25 - Sócioeducador
Agente de apoio socioeducativo, Agente de segurança socioeducativa, Agente educacional, Atendente de reintegração social
Descrição Sumária
Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades e tratamento.
Fonte Ministério de Trabalho e Emprego